-
Arquitetos: Mateo Arquitectura
- Área: 1200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aldo Amoretti, Gabriel Ramon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no centro histórico da cidade de Llucmajor (Maiorca), na cidade natal do fotógrafo Toni Catany, o Centro Internacional de Fotografia baseia-se na obra e no acervo deste grande artista.
O lugar, a história, as ruínas, a escala, a tipologia clássica de casas fechadas para fora e abertas para seus pátios… tudo isto, obviamente, é essencial nesse projeto. São fantasmas ou realidades que nos acompanham, ainda que deveríamos controlá-los.
No entanto, não podemos esquecer que a nossa missão aqui foi construir um centro museológico contemporâneo de referência, onde obras excepcionais estarão presentes.
Conservamos algumas ruínas, reconstruímos outras, restauramos as fachadas cuidadosamente…. Mas o espaço é novo, aberto, flexível, amplo, livre, com muito controle sobre a iluminação, às vezes sombrio ...
Surgem alguns elementos peculiares: uma escada que flutua, outra que recria o mundo cromático do artista ...
Embora o protagonista seja sempre o espaço e algum detalhe que o acompanha, é, ao mesmo tempo, radical e amigável.
Epílogo. Este é um edifício construído durante a pandemia de COVID-19, que caracterizou-se por diferentes momentos de isolamento, distanciamento social e trabalho remoto. Embora aqui tivéssemos que produzir algo muito concreto, fechado, palpável em um mundo distante e, às vezes, desesperadamente retrógrado, não foi fácil.